Dicas para quem pratica atividade física

20 de fevereiro de 2017

1) Procurar realizar exercícios no início do dia é um dos segredos para se manter empolgado. Isso porque, segundo um estudo publicado no jornal Psychology and Health, existe uma certa quantidade de força de vontade limitada para cada dia. Portanto, à medida que as horas passam e as pessoas destinam atenção para outras atividades cotidianas, a motivação é perdida.

2) Quem pratica atividade física regularmente pode emagrecer até 6 vezes mais do que quem não tem o costume de exercitar-se. Praticando exercícios toda semana você cria uma rotina saudável e aumenta as chances de chegar a sua meta de emagrecimento.

3) A ideia de que você não tem tempo para se exercitar fica pior quando você deixa esta atividade fora da sua agenda. Coloque na agenda um horário reservado para fazer exercícios (não deixe para quando der tempo, pois isso pode não acontecer). Se você é sério em relação ao objetivo de se exercitar regularmente, e se o tempo para isso existe, assuma isso como um compromisso tão sério quanto os demais que você tem. Se for treinar depois do trabalho procure ir direto. Faça um lanche leve e vá direto para o local que escolheu para treinar. Deixe sempre no carro uma bolsa com os itens que precisa (tênis, short, etc).

4) Escolha fazer o exercício físico que mais lhe agradar, sempre com orientação profissional.

5) Mexa-se sempre!! O importante é fazer exercícios! Procure ser menos sedentário, subas alguns lances de escada todos os dias, vá comprar pão a pé, passeie com o cachorro, lave o carro, arrume os armários, vá buscar as crianças na escola, cuide das plantas de sua casa, e no lugar de receber o jornal em casa, vá buscá-lo na banca de revista mais próxima.

6) A atividade física é de extrema importância para a saúde do nosso corpo. Associar os exercícios a uma alimentação balanceada, faz com que os resultados sejam maiores e obtidos de forma mais rápida e saudável.

7) Praticar exercícios é importante porque melhora a autoestima, alivia o estresse, aumenta o bem-estar, diminui a depressão e te deixa mais feliz.

8) Fazer atividades físicas regularmente é mais uma atitude que deve ser adotada por quem quer driblar os incômodos que chegam com a menopausa. Segundo especialistas, as mulheres sedentárias estão mais propensas a ter ondas de calor do que as mulheres que se exercitam.

9) Praticar exercícios é importante porque ajuda no controle do peso, melhora a distribuição da gordura corporal, aumenta a força muscular, a resistência física, diminui a pressão arterial e traz mais qualidade de vida.

10) Uma boa noite de sono ajuda a manter a forma. Segundo estudos, quem costuma ficar na cama mais de oito horas por noite ou por um período inferior a cinco pode engordar. À noite, não abuse de bebidas estimulantes à base de cafeína, faça uma refeição leve e evite assistir a programas de tv muito agitados antes de ir para a cama.

11) Desarme o overtraining: nada de malhar com aquela dor no ombro, ou cansado demais. Alterne atividades pesadas com outras leves, musculação com caminhadas, por exemplo.

12) Durma o necessário: dormir menos do que 4h reduz a força e resistência em 15-40% segundo artigo de revista científica. Com 6h de sono você consegue fazer um treino normal no outro dia, mas sem estripulias. O ideal mesmo é de 8h a 10h de sono, isso sim é reparador. Se puder, tire um cochilo de 30min após o almoço (não mais do que isso), ajuda a descansar o cérebro e vai te deixar mais animado para o resto do dia.

13) Segundo um estudo realizado pelo serviço de fisioterapia do instituto central do hospital das clínicas, a atividade física reduz em até 60% os sintomas da asma, como tosse, chiado, falta de ar e aperto no peito. Além da redução dos sintomas, os aspectos psicossociais, como ansiedade e depressão – características dos asmáticos por natureza – também foram atenuados.

14) Antes de começar a praticar qualquer tipo de atividade física, mesmo sendo de intensidade moderada, vá a um médico e faça um exame para ver como anda a sua saúde.

15) Segundo pesquisadores holandeses, estudantes que praticam atividade física conseguem prestar melhor atenção na sala de aula e nos estudos em casa. As atividades físicas melhoram a oxigenação cerebral, a comunicação entre as células nervosas e as sinapses. 

Compartilhar: